SÃO AS ÁGUAS DE JANEIRO


Oi,

o ano começou e com ele as chuvas. Há tempos (nem me lembro há quanto tempo), todo mês de janeiro é a mesma história: encostas que deslizam, casas que caem, estradas destruídas, famílias destroçadas... A coisa é tão corriqueira e as tragédias são tão comuns, nesse período do ano em especial, que estamos perdendo nossa capacidade de "choque". Ouvimos nos noticiários que "não sei quantas pessoas morreram durante a chuva de ontem em..." e não ficamos chocados. Como se a perda de vidas, nesse caso, fosse normal. NÃO É!

O Japão foi devastado por um terremoto, seguido de um tsunami, depois teve que enfrentar o risco de uma tragédia nuclear e o que ele fez? Se reergueu. Em pouco tempo um Japão arrasado se levantou, voltou das cinzas e mostrou que é possível aprender com as tragédias e é possível sobrevier a elas (com sequelas, mas possível). Li em algum lugar (não me lembro agora) que os japoneses devolveram uma boa soma em dinheiro que lhe foi doado para se refazer da tragédia. Não precisaram da grana. Palmas para os japoneses... enquanto isso, aqui no Brasil, ouvimos, lemos e ficamos sabendo que parte do dinheiro destinado a ajudar as vítimas das chuvas do ano passado sumiu! Isso mesmo: sumiu! 

A corrupção no Brasil é uma doença crônica. E parece que estamos perdendo - junto com nossa capacidade de nos chocar - a capacidade de nos indignar com o roubo do dinheiro público... se é que já nos indignamos alguma vez. Bem, 2012 é ano eleitoral. Será que alguma coisa vai mudar no quadro do Poder? Tenho dúvidas!

@aharomavelino

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Que fim levou LADY GAGA?

QUE TAL UMA RAPIDINHA?

TERRA E PAIXÃO