Estava eu quieto no meu conto revendo a série americana Gilmore Girl (aqui no Brasil, tinha o infame nome de Tal Mãe, Tal Filha), e lá pelas tantas, a professora de balé de um grupo de meninas grita com uma aluna: "Fulana, abaixa esse saiote, tá pensando que tá onde? No Brasil?". Na hora, eu ri. Depois, pensando melhor, percebi que não é raro o Brasil ser retratado em filmes e seriados gringos como um paraíso sexual. É como, se aqui, nós andássemos sempre no cio. Acasalando aí pelas ruas da vida (alguns até fazem isso).
![]() |
| Queer as Folk e a vida dos jovens gays |
E pensando um pouco mais, também cheguei a conclusão de que a culpa, em parte, é nossa. Nós brasileiros adoramos vender a imagem de que somos um povo sensual, de temos mulatas disponíveis para todos os gostos, de que todo brasileira é caliente, etc e tal. Mas será que somos assim mesmo? Será que somos "mudernos" e liberais em tudo? Ah, tá, sei...
![]() |
| As lésbicas sensuais de The L Word |
![]() |
| O beijo gay na novela argentina Botineras |
Acho que essa libertinagem que os brasileiros vendem para os estrangeiros é pura propaganda enganosa. Somos sensuais, sim; mas somos, mais ainda, puritanos. Quer um exemplo: nas novelas brasileiras (e em seriados também) o beijo gay é visto como um tabu, é assunto para se falar baixo, pois alguém pode ouvir e nos condenar ao fogo eterno. Enquanto isso, lá fora, eles já viraram essa página. Nos Estados Unidos seriados como The L Word e Queer as Folk (que retratam o universo gay com direito a beijos e outras cositas mais) já são uma realidade há tempos. Aqui mesmo do nosso lado, na Argentina, um dos maiores sucessos novelísticos dos nossos hermanos foi Botineras - uma novela que mostrava o romance entre dois jogadores de futebol (!).
Pois é, em matéria de modernidade, acho que a TV brasileira ainda tem muito o que aprender com os puritanos lá de fora.
Beijos. Fui.
@aharomavelino




4 comentários:
Concordo plenamente, infelizmente ainda existe esse receio dos diretores em assumir um mísero beijo gay em uma novela ou algo do tipo na tv aberta. Creio sim, que o Brasil seja um país realmente liberal em muitos aspectos, mas em outros ainda tem muito o que evoluir e esse é um dos aspectos, a homossexualidade. Mas creio que a gente chega lá, afinal de contas, já não somos mais jogados em fogueiras e condenados (pela sociedade) ao fogo eterno!!
Por isso devemos nos manifestar, JP. Só com coragem é que vamos conquistar nosso espaço. Menino, como vc está escrevendo bem. ADORO! rsrsrrs
concordo plenamente, penso da mesma forma.
Obrigado pela visitinha, Rafa. Valeu!
Postar um comentário